sexta-feira, 27 de maio de 2011

EXISTE PERDÃO

Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Sal. 85:10.
O martelo da culpa é cruel. Crucifica você no madeiro de sua própria história. Os pregos das lembranças paralisam sua vida. As pessoas passam e você fica imobilizado. Como se a derrota fosse a autopunição que “merece”.
Quando a culpa não o perturba pode ser mais perigoso. O cinismo é fatal. É o abismo sem fundo de onde não existe retorno. É o ponto final de qualquer história.
O Salmo 85 é a visão do salmista da maneira como Deus lida com o problema da culpa do ser humano. Este salmo fala do Calvário. Ali, numa inglória cruz, encontraram-se a graça e a verdade e se beijaram a justiça e a paz.
Ao andar nos seus próprios caminhos, a criatura escolheu voluntariamente o caminho da morte. Não havia esperança na sua triste existência. O princípio universal da justiça estabelecia a conseqüência natural de sua escolha: morte. Esta é uma verdade inquestionável. Não é castigo divino. É fato. Realidade lógica. A criatura rebelde tinha perdido o direito à vida. Era justo. A justiça e a verdade estão unidas em seu veredicto: morte. Mas no Calvário a justiça não se encontra com a verdade, mas com a graça. O que é graça? É uma dádiva. Você não merece. Ninguém merece. A justiça demanda que o homem morra. Mas quem morre é Jesus e, pela graça, outorga a salvação ao homem.
A verdade é que a criatura pecou e merece morrer. Na cruz, essa verdade se beija com a paz. O homem aceita o perdão divino. E, embora seja verdade que ele pecou, experimenta paz porque Jesus morreu no seu lugar. Sua culpa foi expiada. O preço de sua rebeldia foi pago, seu pecado foi perdoado. Não pretenda entender. Apenas aceite.
Não mais noites de insônia. Não mais culpa, nem desespero, nem vontade de morrer. Um novo dia amanhece na sua vida. O Senhor lhe entrega uma página em branco para escrever uma nova história.
Parta hoje para uma nova experiência. Quando o martelo da culpa bater no seu coração, quando a consciência gritar: “culpado”, e a história dos seus erros o atormentar, olhe para a cruz do Calvário, onde “encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram”.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ANDAR SEGURO

Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Prov. 3:23.
Desde o trágico 11 de setembro, ninguém mais se sente seguro. O sistema de segurança dos aeroportos tem aumentado extraordinariamente. Longas e desagradáveis filas, malas que são abertas e revistadas, passageiros interrogados... Hoje, requer-se muita paciência e tempo, desde o momento em que você chega ao aeroporto até o avião decolar. Os governos dos Estados Unidos e da Inglaterra solicitaram aos devidos Congressos o aumento drástico do orçamento para segurança. Outros governos fizeram o mesmo, e todos vivem dominados por um temor escondido que incomoda e enerva.
“Andar seguro” é vital porque não adianta sair de casa se você não tiver a certeza de que vai retornar. Por isso, existem leis e sinais de trânsito comunicando aos condutores as informações necessárias para chegar em segurança ao seu destino. Por isso, as empresas gastam fortunas para proteger os seus executivos. Tudo para cuidar desta vida passageira e fugaz.
Salomão fala no provérbio de hoje de “segurança no teu caminho”. Só que esse caminho é o trajeto da vida. O destino final é salvação ou perdição, vida ou morte eterna. O sábio menciona uma “segurança” que não custa nada. É oferecida gratuitamente a todas as pessoas sinceras e humildes que estão dispostas a ouvir os conselhos divinos.
O caminho desta vida está cheio de arapucas e placas mentirosas tentando tirá-lo do caminho certo. Curvas acentuadas, defeitos na pista e perigos mil por todos os lados. O propósito dos ensinamentos divinos é abrir os seus olhos para você não tropeçar, dar-lhe visão para não se aproximar temerariamente do abismo, adverti-lo quando está ultrapassando a velocidade prudente.
Salomão conhecia por experiência própria a dor e a tristeza que o pecado traz. Ele desviou-se do caminho certo nalgum momento da vida. Teve suas noites de desespero e angústia, sentiu o peso da culpa batendo impiedosamente no seu coração, mas finalmente achou perdão e restauração em Jesus.
Por isso, hoje, volte os olhos para os conselhos divinos. E, antes de sair para suas atividades, lembre-se de que “andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé”.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DEUS INCOMPARÁVEL


Não há entre os deuses semelhante a Ti, Senhor; e nada existe que se compare às Tuas obras. Sal. 86:8.
A sua atitude diante das dificuldades da vida depende da dimensão de seu Deus. Se seu Deus for pequeno, fabricado, imaginado, qualquer problema será uma barreira impossível de ser vencida. O ser humano é contraditório. Gosta de pequenos deuses, apenas para acalmar a consciência. Deuses “chaveiros”, “amuletos, “energia”, “luz”, “aura”. “Deus está em tudo”, afirma a criatura. Repete isso todos os dias e acaba acreditando.
É cômodo acreditar num deus que não mostra o caminho. Limita-se a acompanhar e estar a “serviço” da criatura. A tragédia é que diante das circunstâncias difíceis da vida, você descobre que todos esses deuses “criados” são apenas paliativos. Não fazem nada. Nada resolvem. Não há poder neles.
Foi essa realidade que levou Davi a fazer a oração registrada no Salmo 86. Neste salmo, o poeta expressa súplica e confiança. Vive um momento terrível. “Estou aflito e necessitado.” Verso 1. Da perspectiva humana, parece não haver solução. Não tem mais forças para continuar lutando. Limita-se a chorar. As lágrimas parecem lavar o coração da angústia que o sufoca.
Davi não criou pequenos deuses. Nas noites claras e estreladas, enquanto cuidava do seu rebanho no campo, ele contemplava a grandeza do Deus Criador. O seu Deus estava acima de qualquer outro deus. Era incomparável e eterno. Por isso, nesta oração, ele suplica e ao mesmo tempo confia.
Qual é o drama que você vive neste momento? Qual é a tragédia que parece destruir a vida de alguém que você ama? Sente-se indefeso, incapaz de fazer algo para ajudar e se limita a sofrer?
Antes de iniciar a caminhada deste dia, separe uns minutos para meditar nas grandes obras que Deus já fez na sua própria história. Acaso Deus não o livrou outras vezes? Se o fez antes, por que não o fará agora? Então, com o coração cheio de confiança, repita: “Não há entre os deuses semelhante a Ti, Senhor; e nada existe que se compare às Tuas obras.

terça-feira, 24 de maio de 2011

A metodologia de trabalho de José Mourinho

Tentando 'desvendar' as virtudes do técnico português
Em crônicas anteriores abordei os alicerces da filosofia de Mourinho. Nessas abordagens devo ter passado a impressão de passionalidade, parecendo estar enfeitiçado pelas idéias do técnico português.
 
Desculpem-me aqueles que ainda não entendem a importância do trabalho transformador do mestre Mourinho, mas estou imbuído em desvendar as virtudes desse português, independente dos conservadores e ultra-conservadores que, infelizmente, têm vez, voz e voto no cenário atual de nosso futebol.
 
Nesta crônica quero iniciar uma discussão mais específica, revelando aspectos peculiares da filosofia de Mourinho, as quais coadunam na concretização de sua metodologia de trabalho.
 
Para isto poderia iniciar parafraseando as idéias do ex-treinador do Chelsea, mas escolho citar literalmente a sua fala, para que meus comentários posteriores possam ser os mais fidedignos possíveis.
 
Desse modo, destaco a lição pedagógica descrita no início do livro “Um ciclo de vitórias”, quando Mourinho comenta como à convivência com os jogadores do Barcelona despertou nele a necessidade de repensar sua forma de conduzir um treino, possibilitando assim a construção de um dos aspectos de sua metodologia, batizada de “descoberta guiada”.
 
O treinador explica: “Jogadores com este nível não aceita o que lhes é dito apenas pela autoridade de quem o diz. É preciso provar-lhes que estamos certos. A velha história do mister ter sempre razão não é aqui aplicável. (...) O trabalho tático que promovo não é um trabalho em que de um lado está o emissor e do outro o receptor. Eu chamo-lhe a descoberta guiada, ou seja, eles descobrem segundo as minhas pistas. Construo situações de treino para os levar por um determinado caminho. Eles começam a sentir isso, falamos, discutimos e chegamos a conclusões. Mas para tal, é preciso que os futebolistas que treinamos tenham opiniões próprias. Muitas vezes parava o treino e perguntava-lhes o que eles sentiam em determinado momento. Respondiam-me, por exemplo, que sentiam o defesa direito muito longe do defesa central. Ok, vamos então aproximar os dois defesas e ver como funciona. E experimentávamos, uma, duas, três vezes, até lhes voltar a perguntar como se sentiam. Era assim até todos, em conjunto, chegarmos a uma conclusão. É a esta metodologia que chamo a descoberta guiada.”
 
Antes de continuar preciso salientar que apesar de dizer que Mourinho nos dá uma aula sobre princípios pedagógicos, estou me dirigindo ao mundo do futebol, pois para os pedagogos (que se opõem à abordagem tradicional) isto já é lugar-comum, ou seja, todos os novos professores que atuam nas escolas já dominam e aplicam estas estratégias metodológicas em suas aulas.
 
Mas, a imensa maioria dos treinadores de futebol, professores e formadores de jovens futebolistas, não renovaram seus conhecimentos pedagógicos, ou seja, ainda seguem ingenuamente os preceitos da abordagem tradicional.
 
Qualifico-os como ingênuos, devido ao fato dos mesmos não terem consciência da existência de qualquer princípio pedagógico em seus treinos. Treinador é treinador, treina, não ensina. Treinador adestra movimentos, impõem de forma autoritária suas verdades, tratam os jogadores como objetos manipuláveis para suas conquistas pessoais.
 
Todas estas características os qualificam e os agrupam juntos aos seguidores da abordagem tradicional de ensino e, ao mesmo tempo, propagadores da metodologia de ensino tecnicista. Alegóricos esses tão combatidos por inúmeros pensadores da pedagogia contemporânea, como, por exemplo, os mestres Paulo Freire e Celestian Freinet, além dos estudiosos da psicologia da aprendizagem, dos quais destaco rapidamente os maiores, Jean Piaget, Lev Vigostski e Henry Wallon.
 
Sendo assim, vejo o português José Mourinho como um pedagogo treinador, que apresenta, pelo menos nestes aspectos descritos, conhecimentos atualizados em relação à pedagogia e, concomitantemente, à pedagogia do esporte.
 
O professor/treinador demonstra ter uma grande preocupação em respeitar o conhecimento que os jogadores possuem, pois os trata como seres humanos. Pessoas pensantes, que não só têm, como devem adquirir opinião crítica própria, para o bom desenvolvimento do processo metodológico.
 
Além do fato de que abrir espaço para os jogadores questionarem a estruturação tática da equipe em hipótese alguma tira do treinador sua autoridade, pelo contrário, reforça-a.
 
Ele é sabedor da máxima pedagógica de que mandar e o aluno fazer não caracteriza ensino, muito menos significa que o educando aprendeu o que ele fez. Um dos mais respeitados teóricos da aprendizagem, o suíço Jean Piaget, em seu livro Fazer e compreender deixa claro que fazer não significa compreender. Fazer se encontra no nível da ação, gerando apenas uma competência para sua reprodução e afirmação. Compreender está para a conceituação, ou seja, quem compreende sabe explicar o porquê da ação, e se é dominante desse conceito, potencializa sua capacidade de readaptá-lo às novas exigências e não apenas sua reprodução alienada.
 
A preocupação de Mourinho está em construir conhecimento, fazer com que os jogadores compreendam como ele está analisando taticamente a equipe, contudo, em meio ao desenrolar do processo, está preparado para mudar a sua forma de pensar. Em decorrência da opinião emitida pelos jogadores pode ser que tudo mude, e a descoberta guiada seja também sua, confirmando as sábias e experientes palavras do nosso professor Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia: “É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção (...) Logo, nem formar é ação pela qual um sujeito criador [treinador] dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado.”
 
Desse modo, sintetizando, o princípio metodológico de Mourinho, descrito como descoberta guiada, resume-se na criação de um ambiente facilitador de aprendizagem significativa. O ex-treinador do Chelsea e do Porto instiga seus jogadores a superar desafios, criando situações problemas que engendrem a necessidade de um tateio experimental que proporcione a tríade ação-reflexão-ação, dando voz aos atores do processo por meio de tempos técnicos, onde os jogadores têm liberdade para pensar e interagir, fazendo com que se sintam sujeitos da metodologia e participantes ativos no desenvolvimento da preparação da equipe.
 
Se todos são co-autores, logo conhecedores do esquema, o mesmo passa a ser auto-regulado/organizado pelos próprios jogadores no campo, abrindo espaço para que o treinador possa pensar em outras estratégias para surpreender o adversário.
Sendo assim, extingui-se a necessidade do técnico ficar berrando na beira do gramado frases como esta: “agora cruza”; “passa”; “vira o jogo”; “chuta”..., com um intuito explícito de tentar fazer com que os jogadores joguem a seu modo, e um outro implícito, preocupando-se em mostrar aos outros que agindo de tal modo está aparentemente trabalhando.
 
Entretanto, não sou ingênuo, pelo contrário sou provocador, pois finalizo esta crônica tendo consciência de que tudo o que foi exposto e discutido, para aqueles que ainda, consciente ou inconscientemente, norteiam-se na abordagem tradicional (reproduzindo uma metodologia tecnicista), não passa de perfumaria, adereços, detalhes de menor importância que efetivamente não ganham jogos, Assim não conseguem enxergar os princípios pedagógicos como decisivos diferenciais, e que ensinar e aprender dependem apenas da entonação de ordem bem dada.
 
Portanto, estão longe de entender os porquês de tantas vitórias de José Mourinho, e, ao mesmo tempo, conseguir fazer conexões e reflexões úteis à sua vida profissional a partir do que nosso mais renomado e reconhecido pedagogo Paulo Freire, quer dizer neste excerto: “Somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos em quem aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura, e, muito menos, sem uma metodologia consistente, consciente e coerente”.
 
Para interagir com o autor: alcides@universidadedofutebol.com.br

FONTE www.universidadedofutebol.com.br/2007/12/3,7705,A+METODOLOGIA+DE+TRABALHO+DE+JOSE+MOURINHO.aspx

PONDERA A VEREDA DE TEUS PÉS Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Prov. 4:26. Se aquela tarde eu não tivesse parado para pensar, teria continuado a viagem pelo caminho errado e, quando descobrisse, talvez fosse tarde. Ponderar, pensar, meditar e avaliar são ações necessárias na estrada da vida. Vivemos num mundo de muitos caminhos. Alguém trocou os sinais da estrada. Achando que estamos na direção certa, podemos estar aproximando-nos da morte. Quão bom é Deus que nos deu o tempo dividido em dias, semanas, meses e anos. É como se dissesse: “Estas são paradas para você ponderar.” Você percebe que a noite é inevitável. O sol se esconde e aparecem as sombras como um convite natural para o descanso. O que você faz antes de dormir? Que pensamentos ocupam sua mente? “Pondera a vereda dos teus pés”, é o conselho divino. O que deu certo e o que deu errado? O que pode melhorar? O que pode ser deixado de lado? É preciso fazer um desvio do plano original? Quantas vezes o piloto tem que mudar a rota de vôo porque surge uma tempestade ameaçadora? Esta vida está cheia de tempestades e perigos. A maravilha do cérebro humano é que ele pode “reprogramar-se” a fim de enfrentar as tormentas da vida. Pondere. Pondere e avance com segurança. Avalie. Não existe empresa, família ou indivíduo que tenha possibilidade de chegar seguro ao alvo desejado sem avaliar os procedimentos. Qual é o rumo de sua vida até aqui? Está conduzindo a família do jeito que você planejou antes do casamento? Nunca é tarde para começar de novo, quando você percebe que tomou o caminho errado. Hoje é um novo dia. Há sol, há vida. Há pessoas correndo atrás dos seus sonhos. Não é verdade? Onde você vive está escuro por causa das nuvens? Não importa, de todos os modos olhe para fora. Abra a janela de sua vida. Não se feche. Abra-se para Jesus porque, apesar da tormenta, o sol continua brilhando por cima das nuvens. Essa dor que o perturba vai passar. Esse problema que o preocupa tem solução. Porque Jesus está no controle de sua vida, ou não está? Para ter certeza: “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.”


segunda-feira, 23 de maio de 2011


Educação garante pagamento do piso nacional do magistério PDF Imprimir E-mail
Por Benhur Antonio Cruz de Lima   
Seg, 23 de Maio de 2011 17:37
A Secretaria de Estado da Educação apresentou ao Sinte - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina - a proposta de implantação imediata do piso nacional do magistério. Pela proposta apresentada pelo governo nenhum professor ganhará menos de R$ 1.683,75, ou seja, o piso de R$ 1.187,00 mais regência de classe (25%) R$ 296,75% e o Prêmio Educar. Isto representa um reajuste de 94,76% sobre o piso que estava valendo (R$ 609,46). Neste primeiro momento serão beneficiados 35.210 servidores ativos, inativos e ACTs (53% do quadro de pessoal) e o impacto na folha de pagamento será de R$ 14.034.655,62 por mês chegando ao final do ano com um gasto extra de R$ 140.564.851,48. Além disso, se aplicam outros benefícios conforme a carreira de cada servidor como tempo de serviço pelos quais recebem triênios e outras vantagens.
O piso como vencimento inicial será aplicado em todas as faixas que até então tinham um piso menor que o determinado pelo STF-Supremo Tribunal Federal. Esta concessão atenderá com aumento até a faixa denominada 9A para quem tem Licenciatura Plena que vai receber também R$ 1.683,75 mais os benefícios por tempo de carreira, representando um incremento de 19,52% sobre o piso que vinham recebendo.

Para as faixas salariais acima destes níveis, o governo propõe que seja formado um grupo de trabalho com representantes do governo e sindicato para buscar as melhorias, mas a partir do momento em que cessar a greve.

A proposta apresentada atende à legislação que manda aplicar o piso nacional e a recomposição de valores para faixas que ganham mais será retomada com o fim da greve.
 
23/5/2011 - Proposta do Governo é um desrespeito,
achata a tabela e destrói o magistério
A proposta apresentada pelo Governo, durante audiência com o SINTE/SC realizada neste 23 de maio, foi rejeitada pelos trabalhadores em Educação. A categoria considerou a proposta "uma afronta" ao magistério, com o governo condicionando um novo diálogo mediante a suspensão da greve.

Conforme a proposta, o vencimento de um professor com formação de magistério é equiparada ao vencimento de um professor de nível superior. Há total achatamento da tabela salarial e destruição da carreira do magistério. Na atual tabela, a diferença entre os dois é de 63%. O governo continuou não respeitando a lei do Piso ao não considerar o Piso como vencimento inicial de carreira.

Ainda hoje, a proposta foi encaminhada à ALESC em formato de Medida Provisória.

A medida taxativa do governo causou revolta nos professores, que prometem manter a greve e intensificar o movimento de paralisação. A partir de amanhã, 24, as assembleias regionais deverão incrementar os protestos e manifestações na defesa do Piso.

"Não vamos apresentar esta proposta à categoria porque é uma afronta aos professores da rede estadual de Educação; desvaloriza os professores, acaba com a carreira do magistério catarinense", criticou a coordenadora estadual do SINTE/SC, Alvete Bedin.

Cerca de 500 professores acompanharam a audiência concentrados na frente da SED e, quando informados da proposta apresntanda, defenderam a manutenção da greve. Neste 23 de maio, a paralisação do magistério estadual completou seis dias, com a adesão de 90% dos trabalhadores.

A audiência foi realizada na SED com a presença do Comando de Greve do SINTE/SC, incluindo advogado do sindicato e representante da CNTE, o secretário da Educação, Marco Tebaldi; o secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps; um representante do secretário da Administração, e um representante do Procurador Geral do Estado.

 

INGREDIENTE DA FELICIDADE Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado. Sal. 82:3. Virgil Gheorghiu, no seu romance A Vigésima Quinta Hora, narra o drama de Iohann Moritz, um simples camponês romeno que não se preocupara com as dificuldades que os judeus da sua terra enfrentavam, até que, na guerra, o confundiram com um deles. Foi levado a um campo de concentração, apesar de seus protestos. Mais tarde, no caminhão que conduzia os judeus, alguém lhe perguntou: “Por que você está tão revoltado?” E ele respondeu: “Não tenho nada contra os judeus, mas eu não sou um de vocês.” E o judeu lhe retrucou: “Eu sei. Só que agora você é.” Dificilmente o ser humano entenderá como se sente o fraco, o órfão, o aflito, ou o desamparado, até subir no caminhão que leva todas essas pessoas pela estrada da vida injusta que a estrutura social lhes impõe. Mas o conselho divino é: Preocupe-se com eles, se quiser ser feliz. O verso de hoje não apresenta uma ordem, mas um ingrediente da felicidade. Não é um fardo, nem uma obrigação. Os ensinamentos bíblicos são segredos para uma vida feliz. Fazer o bem faz bem. A alegria que você proporciona, com um gesto de nobreza, deixa em você um sentimento de satisfação e paz que não poderia comprar com todo o ouro do mundo. Eu devia ter dez ou onze anos de idade, quando achei uma nota de cinqüenta soles. Fiquei feliz, exultante, dei pulos de alegria. Era muito dinheiro. Naquele tempo dava para comprar um par de chuteiras, meu grande sonho. De repente, cruzei com outro garoto da mesma idade. Estava chorando. – O que aconteceu – perguntei-lhe. – Perdi uma nota de cinqüenta soles que meu pai me deu para pagar a conta da mercearia – disse. Não pensei duas vezes. Devolvi a nota. Foi apenas um ato de honestidade? Pode ser, mas me fez muito bem. Ao seguir meu caminho, já não tinha a euforia que senti quando achei a nota. Era outro sentimento. Uma paz que nunca antes havia sentido. Valia muito mais que um par de chuteiras. Ao transitar pelos caminhos da vida hoje, lembre-se do conselho divino. “Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente com o aflito e o desamparado.” É simples e faz bem.

domingo, 22 de maio de 2011


"Entupir" quer dizer encher, inundar, ocupar: "10% do PIB, já!" Não sei se foi esse, exatamente, o termo usado por Amanda. Estava no computador, ouvindo só o áudio da TV noutra dependência de casa. Mas, o sentido é este - encher, inundar, ocupar a internet com essa mensagem - "10% do PIB, já". Essa parte da sua fala foi já no final. Pelo que entendi será aberto um site específico. Se alguém captou mais alguma informação, por favor me transmita.


inicio esse post com o video desse exelente treimador Valdir espinosa. Corroboro com suas ideias e me atrevo a expor minha opnião sobre a mudança de postura que é tão necessaria e urgente pois o ano 2014 será com toda a certeza uma marco na vida dos Brasileiros incluxive o pessoal que está profissionalmente ligado ao evento da Copa do Mundo 2014.

eu como qualquer Brasileiro patriota desejo ver meu pais honra a tradição que nos coloca como referencia suprema no futebol mundial. bom mas em fim.... esse mudança deve ser de postura e filosofia de jogo, e para tanto penso que temos material humano suficiente e necessario tal qual nenhum outro selecionado em qualquer pais tem. Mas o Espinosa é claro quando diz que o treinador tem que já ter um esquema definido, posto que pode escolher os jogadores de acordo com as caracteristicas necessarias para tal. partindo disso penso que o esquema que daria mais versatilidade equilibrio e segurança a equipe seria o 3-5-2. O leitor deve pensar, esquema defensivo. Ledo engano. Jogadores que seriam titulares: goleiro Julio Cesar, esperiente e sem imprevistos deverá estar em exelente forma em 2014. Três Zagueiros T Silva, Davi L. e até momento e esperiente Lucio, posicionados com TS pela esquerda Lucio na sobra e DL pela direita. os laterais/alas Daniel Alves Direita e (Marcelo) pela esquerda, por falta de opção, não vejo hj um letral pela esquerda com a qualidade do DA que na minha opnião assume a titularidade no lugar de Maicon que ficaria como opção. No meio campo, Lucas Leiva (centro medio) e Ramires os dois "volentes", reparem que LL seria o antigo centro medio ou cabeça de area, (nessas horas eu gostaria que o guiñazu fosse Brasileiro) pois esse jogador joga centralizado na frente dos zagueiros, horizontalmente ao Lucio, já Ramires se posiciona em frente ao circulo central flutuando para fazer a cobertura dos alas, seja pela direita ou pela esquerda, (para esse função exige-se do jogador disposição tatica e vigor fisico, pois a função é desgastante porem fundamental no esquema) meia de ligação PH Ganso Recuperado e Kaká com opção para a mesma função, que é do tipico 10, jogador de recebe todos os passes e é responsavel por fazer jogar o ataque que teria Neymar como atacante com liberdade para individualizar e se deslocar pelos lados do campo, seguindo a bola, (logo farei uma postagem comentando sobre o barcelona e falarei sobre jogar acompanhando a bola. e o seguindo atacante um homem de area que recuperado seria o L Fabiano, mas eu creio na manutenção do Meteorico L Damião, porque ele joga de uma maneira que hoje em dia no futebol são raros os jogadores com suas caracteristicas, brigador com certa habilidade, joga de costas para o gol fazendo a função de pivo, alem de ser otimo definidor e bom na jogada aerea. reparem que esse esquema abre uma brecha para a revelação Lucas que numa necessidade entraria no lugar do Marcelo, passando Ramires a fazer a cobertura do setor esquerdo que seria ocupado hora pelo lucas hora pelo Neymar jogando abertos como pontas com o Centro avante centralizado variando o esquema para 3-3-3-1. 

comentando post

Contagem Regressiva: Maio de 2011

Para um fanático por futebol, Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Os ausentes.
Na última quinta-feira, Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira, convocou 28 jogadores que participarão dos amistosos diante de Holanda (4 de junho em Goiânia) e Romênia (7 de junho em São Paulo). Esta última partida também marcará a despedida do atacante Ronaldo da Seleção. Confira e lista:
Goleiros: Fábio (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo) Júlio César (Internazionale) e Victor (Grêmio);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Lúcio (Internazionale), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan);
Laterais: Adriano (Barcelona), André Santos (Fenerbahçe), Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Internazionale);
Volantes: Elias (Atlético de Madrid), Henrique (Cruzeiro), Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Sandro (Tottenham);  
Meias: Anderson (Manchester United), Elano (Santos), Jadson (Shakhtar Donetsk) Lucas (São Paulo) e Thiago Neves (Flamengo);
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Nilmar (Villarreal) e Robinho (Milan);
Desta lista sairão os 23 convocados para a Copa América. No entanto, o meia santista Paulo Henrique Ganso também poderá fazer parte do grupo caso se recupere a tempo da lesão muscular que o afasta dos gramados por cerca de 40 dias.
Curiosamente, a lista foi mais comentada pelos ausentes do que pelos presentes. Marcelo, Hernanes, Kaká e Hulk foram os nomes mais lembrados. A começar pelo lateral do Real Madrid, que apesar da grande fase que atravessa, parece não fazer parte dos planos de Mano Menezes após o episódio em que rebateu os comentários do técnico brasileiro.
Expulso ainda no primeiro tempo do amistoso contra a França, o meia Hernanes da Lazio também não figurou na lista. Difícil afirmar, mas o nervosismo e a insônia declarados pelo jogador antes da partida contra os Bleus podem ter significado o aparecimento de uma pulga atrás da orelha de Mano. Afinal, se Hernanes sente tanto um simples amistoso o que sentiria numa competição de verdade?
Por sua vez, Kaká teve sua ausência explicada pelo treinador. Segundo Mano Menezes, o meia do Real Madrid disse que ainda necessita de alguns cuidados a mais para que possa retornar aos gramados em sua melhor forma. Deste modo, um possível retorno à camisa amarela só acontecerá na próxima temporada.
Por último, Hulk é outro que aguardará uma oportunidade após a Copa América. Campeão da Liga Europa e artilheiro da Liga Sagres pelo Porto, o atacante, que atua mais pelos lados do campo, perdeu espaço com o surgimento do jovem Lucas e da boa fase atravessada por nomes como Robinho, Nilmar e Neymar.     
Os rivais.    
A polêmica da vez na Argentina é a possível não convocação de Carlos Tévez pelo técnico Sergio Batista. Como justificativa para a ausência, Batista declarou que o atacante do Manchester City disputa posição com Lionel Messi e Gonzalo Higuaín. Porém, o que se diz na Argentina é que Tévez e Batista se desentenderam após a ausência do jogador do amistoso contra o Brasil. Na ocasião, El Apache ficou de fora por lesão, mas atuou pelos Citizens poucos dias depois.
Sempre polêmico, Maradona saiu em defesa do ex-comandado, dizendo que o atual treinador a seleção albiceleste só pode estar bêbado ou drogado ao ignorar  Tévez. Uma piada pronta vindo de El Pibe ainda mais quando lembramos que o próprio não convocou Javier Zanetti e Esteban Cambiasso, ambos em grande forma, para a Copa de 2010. De qualquer forma, qualquer um que acompanhou a temporada de Tévez sabe que há poucos argumentos para Batista não levá-lo.
De olho na Copa.  
A FIFA e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 definiram as cinco sedes da Copa das Confederações que será disputada em 2013 no Brasil. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.
Como era de se esperar devido ao atraso das obras do “Fielzão”, São Paulo não apresentará seu estádio a tempo para servir como sede do evento. Não por acaso, muitos temem que a nova arena do Corinthians não fique pronta até o Mundial.
Em linhas gerais, podemos classificar o andamento das obras nas sedes da seguinte forma:
Dentro do previsto: Belo Horizonte, Brasília;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Situação preocupante: Curitiba, Manaus, Natal e São Paulo.    
Créditos das imagens: Marca e Olé.

http://alem4linhas.blogspot.com/2011/05/contagem-regressiva-maio-de-2011.html?spref=bl


JOGO A JOGO!

JOGO A JOGO!

AgradeçaOferecer-Te-ei voluntariamente sacrifícios; 
louvarei o Teu nome, ó Senhor, porque é bom. Sal. 54:6. Os salmos retratam experiências humanas, com seus dramas, tristezas, problemas e dificuldades. Por exemplo, a traição. Davi era constantemente perseguido e traído. Parece que de alguma maneira a traição é tomada por alguns como uma ferramenta de sobrevivência. No salmo de hoje, Davi agradece a Deus por tê-lo livrado da traição dos zifeus, que foram aonde estava Saul para avisá-lo de que Davi estava escondido em seu território. Deus sempre está pronto a ajudar os Seus filhos sinceros. O verso de hoje apresenta a atitude de um coração agradecido pelo livramento que o Senhor operou. “Oferecer-Te-ei voluntariamente”, afirma o salmista. Em outras palavras: Isto que farei não é obediência a algo que Tu pediste. Isto é voluntário. Nasce no meu coração. Eu o faço em agradecimento ao modo maravilhoso como me ajudaste mais de uma vez.” O salmista apresenta duas coisas que ele fará em gratidão a Deus: oferecer e louvar. A razão: “O Senhor é bom, pois me livrou de todas as minhas tribulações.” Você não pode separar gratidão de louvor e entrega. Agradecer sem louvar e sem oferecer, não é agradecer. É apenas uma palavra oca que não passa de uma expressão criada pelas regras do comportamento social. Louvar é fazer com que o mundo saiba o que aconteceu. Oferecer é sair da beleza das palavras e entrar na dimensão dos fatos. É tornar a teoria em prática. O que pouca gente sabe é que, quando agradeço, se apodera do meu interior um sentimento de paz e satisfação, a ponto de reconhecer que “tudo é bom”, mesmo enfrentando as dificuldades mais duras. Que motivos você tem para agradecer hoje? Veja a luz do novo dia. Sinta-se vivo. Olhe para cima. Contemple a misericórdia divina e diga: “Oferecer-Te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o Teu nome,